Aprendizagem Informal

Definição

A aprendizagem informal é um modelo não-institucional, não-programado e imprevisível onde pessoas, por seus próprios meios e de acordo com o tempo de suas necessidades, aprendem as atividades referentes à seu trabalho.

Este modelo de aprendizagem já existe e funciona na maioria das empresas.

Em todas as estruturas de negócios existe uma rede informal de troca de conhecimento que funciona resolvendo problemas cotidianos da melhor maneira possível.

As pessoas aprendem suas habilidades profissionais informalmente, em seus locais de trabalho.

Conversando, observando outros, por tentativas, erros e acertos, elas aprendem convivendo e trabalhando com outras pessoas que já sabem e praticam.

Treinamentos formais, cursos e programas de capacitação respondem por menos de 10% do que as pessoas aprendem e usam em seu dia-a-dia.

Muitas empresas fazem pesados investimentos em treinamento formal, e ignoram o modo mais natural que a grande maioria das pessoas usa para aprender.

Com isso a educação formal e a aprendizagem informal acabaram se tornando extremos opostos no processo de aprendizagem das pessoas nas empresas.

O aprendizado informal habilita as pessoas a participarem simultaneamente de uma escola, do trabalho e de sua própria vida, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades de sobrevivência na era do conhecimento.

Autores e referências Sobre Aprendizado Informal

Jay Cross

Jay Cross cunhou o termo e-learning e escreveu o livro “Informal Learning

George Siemens

George Siemens é professor e diretor executivo do Laboratório de Pesquisa em Conhecimento em Inovação e Rede de Conhecimento da Universidade do Texas.

E-Learning Centre Library

E-Learning Centre Library especialistas em e-learning avaliaram e aprovaram uma biblioteca composta por mais de mais de 400 cursos líderes de mercado em aprimoramento profissional.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.